terça-feira, 5 de outubro de 2010

A importância da escravidão para o Brasil após 1888



Pouco a pouco, a escravidão brasileira foi dando novas caras ao país, querendo ou não ela ajudou e muito no desenvolvimento nacional, afinal, se não tivesse existido escravidão naquela época, provavelmente um dia teríamos, e a lei que hoje proíbe o trabalho escravo, não existiria se não fossem os séculos de sofrimento negro em Minas Gerais e tantos outros lugares na nação.

Com a aprovação da lei Áurea em 1888, a escravidão no Brasil se extinguiu, porém, não ajudou muito a vida dos escravos, porque eles não tinham capacidade nenhuma de viver, devido a falta de escolaridade, a falta de direitos políticos, ou seja, essa lei não promoveu a cidadania dos escravos, pelo contrário, ela os excluiu mais ainda da vida social e econômica na sociedade. Uma das consequências mais graves com essa abolição foram os crimes, que aumentaram de forma incontrolável, sem falar na alta taxa de mortalidade, nas doenças e etc. Todas essas catástrofes aconteceram em todos os lugares do Brasil que tinham escravidão.

A escravatura era tão grande que além dos barões, dos padres e das outras pessoas ricas terem escravos, os próprios ex-escravizados compravam o seu proprio escravo. A maior mudança que tem de ser feita hoje em dia é na cabeça das pessoas, elas tem que se conscientizar de que a escravidão não deve existir mais, considerando isso, um bem maior para a população.

Para quem pensava que só existiriam ponto negativos após a escravidão, saibam que estão errados, pois vários bens foram trazidos a sociedade brasileira remetente aos acontecimentos no século XVIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário